Decapagem Química

Buscando a melhor empresa de decapagem química?

A SETEFER é a empresa ideal, que sempre se preocupou em aprimorar seus conhecimentos e em utilizar recursos inovadores para garantir a qualidade de seus produtos e serviços, e desta forma, fortalecer alianças com clientes e fornecedores.

A missão da empresa consiste em buscar padrões de produtividade e eficiência que nos permitam assegurar a solidez e prosperidade do nosso negócio.

O que é decapagem química?

A decapagem química é a etapa de preparação de superfícies metálicas que irão receber outro tipo de revestimento, sendo fundamental para a remoção de oxidações, ferrugem, crostas de laminações e excesso de solda, sobretudo em peças que ficam em estoque sem tratamento.

A decapagem química é fundamental para que qualquer revestimento posterior possa ser aplicado com aderência e maior resistência anticorrosiva.

O que é utilizado na decapagem química?

Ao longo do processo de decapagem química são utilizados diversos aditivos que têm como função inibir o ataque excessivo de substâncias ácidas. Eles são absorvidos pela superfície metálica, impedindo, assim, a difusão do hidrogênio.

Ao empregar agentes desse tipo, é possível acelerar o processo de decapagem por umectação intensiva e uniforme, aperfeiçoando, também, a inativação da superfície decapada. O aditivo dá melhor aderência, aumenta a resistência dos revestimentos metálicos e reduz a sua fragilidade.

Existem, basicamente, cinco tipos de metais mais importantes. Eles serão apresentados para você a seguir, assim como os ácidos (aditivos) mais adequados para a decapagem de cada um deles:

Aço carbono

O aço carbono é decapado com ácido clorídrico ou sulfúrico, numa concentração entre 10 e 20%. O tempo da decapagem depende da espessura da camada de carpa ou da ferrugem.

Cabe ressaltar que o ácido sulfúrico é mais barato e tem um consumo mais econômico, mostrando-se mais fácil de regenerar. O custo reduzido o leva a ser mais utilizado do que o ácido clorídrico que, embora tenha um custo menor, ataca menos o metal, diminui a fragilidade da decapagem e gera superfícies mais claras.

Ainda é aceito para os aços carbono, em casos especiais, o uso do ácido fosfórico, por promover proteção contra a ferrugem e melhorar a aderência das pinturas, embora também seja mais oneroso.

Ferro fundido

Para a decapagem química do ferro fundido, recomendam-se o ácido sulfúrico e o clorídrico diluído, com o uso de aditivos. Neste caso, ainda, é evitada a formação de ferrugem posterior, por meio de um tratamento de ácido fosfórico diluído.

Metais com coloração natural

Para o cobre e suas ligas, utiliza-se o ácido sulfúrico diluído a 6.000º C. O tempo de decapagem para este metal não é relevante, pois a decapagem química é leve.

Já para o zinco, são utilizados o ácido clorídrico ou o sulfúrico. É importante destacar que ligas de zinco contendo cobre (Cu) e alumínio (AI) passam por decapagem preliminar, numa mistura de ácido crômico e clorídrico, além de uma decapagem final, numa solução com alto teor de ácido crômico. O zinco fundido, em geral, é somente escovado e, antes da galvanização, a graxa é removida por imersão rápida.

Na linha dos metais com coloração natural, destaque para o estanho e o chumbo, que são decapados com ácido clorídrico ou nítrico diluído. A decapagem química é seguida de uma lavagem eficiente e secagem imediata.

Alumínio e suas ligas

O alumínio e suas ligas são cobertos por camadas finas e densas de óxidos, quando expostos ao oxigênio do ar. Por isso, precisam ser removidas antes da aplicação de outros tratamentos.

As peças, em geral, passam por decapagem química com soda cáustica diluída, ácido nítrico e fluorídrico.

Magnésio e suas ligas

Para o magnésio, o processo adotado é chamado de decapagem protetora, tendo em vista que, quando exposto ao ar, o metal acumula uma camada porosa de óxidos, impedindo a aplicação de um tratamento imediato. Após o processo, o melhoramento da aderência do metal proporcionado pela pintura posterior é evidente.

O que a Setefer oferece além de decapagem química?

Bobina laminada a quente (SAE 1006 AO SAE 1045, ASTM A 1011, NBR 5906, NBR 6655, NBR 6656, NBR 6648, NBR 6649, NBR 6650, EN 10130), bobinas laminadas a frio (SAE 1006, SAE 1008, NBR 5915), chapas blanks e rolos slitters, além de diversos outros produtos.

EMPRESA DE ALTA QUALIDADE EM DECAPAGEM QUÍMICA

Quer adquirir o melhor em decapagem química?

A SETEFER oferece o melhor nesse produto, pois em sua visão reitera o compromisso de conhecer a necessidade do mercado consumidor para melhor atendê-lo, investindo no treinamento de pessoal, tecnologia e equipamentos.

A SETEFER está presente em todos os segmentos: construção civil, estrutural naval e automotivo. Além disso, a empresa busca padrões de produtividade e eficiência que nos permitam assegurar a solidez e prosperidade do nosso negócio. Reiteramos o compromisso de conhecer a necessidade do mercado consumidor para melhor atendê-lo, investindo no treinamento de pessoal, tecnologia e equipamentos.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.